(54) 3331-4773

Dicas

02/01/2015 - 11:11
Características de Combatividade
Que características são fundamentais para galos e criadores?

O que parece é que não há duas pessoas que coincidam a 100% a forma de que o galo deva pelear. Assim depois de terminar um combate raras vezes se chega a um acordo para se determinar porque tal galo ganhou e o outro perdeu. Quando se trata de analisar como e porque do resultado do combate, muitas vezes o espectador vê com mais claridade e realismo do que o galista envolvido, a diferença é que este está livre de qualquer paixão e prejuízo. Por isso é de vital importância que o criador imagine e busque sempre um “protótipo” do galo ideal quanto a suas características e estilo de combate.

Um criador parcial em suas decisões dificilmente obterá êxito. Há dicas sobre as características básicas para um galo reprodutor como: cortador (esporeador), classe, poder (vigor), resistência, equilíbrio e da ausência de defeitos no estilo de combate. Há também um grande número de qualidades complementares as anteriores que também devem ser consideradas e avaliadas ao examinar um galo candidato a reprodutor. Deve-se ter uma lista e a cada ano, ao formar as cruzas, confrontá-las com as características do galo que se gostaria de cruzar. Muitas vezes, os criadores esquecem-se de quanto elas são importantes. Eis algumas:

1) Rapidez – a rapidez tem várias formas:

a) Rapidez para aproveitar as oportunidades, os erros do adversário durante o transcorrer do combate.

b) Rapidez para impor-se, dominar e manter o adversário sob seu domínio sem que este se acomode.

c) Rapidez para rebater e repetir pela segunda vez com a mesma mordida. É o que os boxeadores chamam de “ Um Dois”, com muita frequência o “Dois” pega o adversário fora da posição de defesa.

d) Rapidez para disparar ao sentir a bicada do adversário.

e) Rapidez de reflexos, isso pode-se melhorar nos treinamentos mas já devem ser herdados, não devemos esquecer.

2) Altura – A altura é sempre uma vantagem, visto que o galo peleará por cima. Alguns galos têm na forma natural essa tendência em contrário com outros que se metem em baixo. Ambos os estilos são herdados, portanto cuidado com esse aspecto quando analisar um galo para cria.

3) Alcance – são os galos que primeiro acertam seu adversário. São capazes mesmo de longa distância, sem presa, de desferir golpes certeiros. O adversário sofre o golpe com os dois pés ainda no chão sem conseguir defender-se.

4) Arrematador – alguns galos tendem a afrouxar ao passo que vão dominando seu oponente. Isso é um mal pois dá ao adversário oportunidade de recuperar-se. O galo deve sempre aproveitar a vantagem e não dar descanso, procurando conserva-la, arrematando o quanto antes seu adversário.

5) Que não baixe a cabeça – é um defeito sério que devemos sempre evita-lo.

6) Peleadores, brigadores – galos sempre combativos, sempre agressivos, disparando seus tiros sem titubear, caindo bem para voltar a disparar instantaneamente. Acertadores em cada disparo “galos vivos”, em constante movimento, nunca sendo um alvo imóvel para seu oponente.

7) Não se atenha – Sugiro não se ater a opiniões de terceiros. Você que é criador é quem deve em última instância selecionar o galo para cria, não deixem que outras pessoas em seu lugar façam isso. Você deve buscar aquelas qualidades que quer para seus reprodutores. Para superar as promessas é básico que o veja jogar, só dessa forma poderá analisar adequadamente e decidir se está a altura do que considera um galo superior.

Veja também